sábado, 13 de maio de 2017

PERFIL EMPREENDEDOR DE BILL GATES



Bill Gates nasceu (1955) e cresceu em Seattle (Washigton), foi um dos pioneiros na revolução do computador pessoal. Em 1968, ele e seu amigo Paul Allen começaram a programar no centro de computação e em 1973, ingressou na Universidade de Harvard, mas aos 19 anos resolveu arriscar tudo e deixá-la para empenhar-se na computação e na fundação da Microsoft junto ao seu amigo de infância.

Eles foram visionários ao passo que construíram a ideia e a mesma tinha como foco “um computador para cada pessoa, ou seja, em cada casa”, na época nada, nem ninguém imaginava que isso daria tão certo. Após dois anos, em 1975 iniciaram de fato a Micro-soft em Alburquerque, desde então a empresa mudou de nome, perdeu e admitiu muitos novos visionários e até mudou de localidade, mas o sucesso só aumentava.

Bill chegou a ser considerado inúmeras vezes a pessoa mais rica do mundo, mas a primeira particularmente foi ainda no começo de seu empreendimento, em 1995, segurando esse status até 2007 e galgando em alternados anos seguintes.

Ainda em 2000, Bill e Melinda Fundaram a "Bill & Melinda Gates Foundation" afim de ajudar um número significativo de jovens quanto aos estudos e a saúde, um detalhe é que ele não visava apenas doações, mas um complexo trabalho social, político e ideológico subsidiando um avanço educacional e de pesquisas, erradicação de doenças até então consideradas importantes e sociais voltadas ao meio ambiente.

Em 2006, Bill anunciou que deixaria progressivamente o poder da Microsoft a fim de aprofundar-se na Fundação criada por ele e sua mulher Melinda, mas só em 2008, Gates retirou-se definitivamente do seu trabalho diário no Empreendimento para dedicar-se aos demais projetos filantrópicos. Gates não tomou esta decisão tão somente por estar rico demais, ou por simples cansaço, pelo contrário ele estava determinado em fazer um link com a forma que trabalhou há anos e trazer sua riqueza como pessoa de volta a sociedade.

Bill, atualmente investe todo seu tempo e sua energia à saúde e educação na Fundação Bill & Melinda Gates, ainda que seja considerado uma das pessoas mais ricas do mundo e ainda que esteja dedicado em 20% ao aconselhamento no desenvolvimento de projetos na Microsoft.

Em suma, Gates é um tecnólogo, líder empresarial e filantropo, que até hoje é rico e de sucesso, não só pelo que fez, mas pela coragem, determinação, foco e perseverança em sua simples visão de estabelecer a computação pessoal.

Por Bruna Letícia O da Silva.
Aluna do Curso de Gestão Ambiental do IFPB.

REFERÊNCIAS

Guia Empreendedor. 10 Empreendedores de sucesso para se inspirar. Disponível em: <www.guiaempreendedor.com>. Acesso em: 10 de maio de 2017.

The blog of Bill Gates. Gates Notes. About Bill. Disponível em: <www.gatesnotes.com>. Acesso em: 10 de maio de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA, FUNDADOR DA ESCOLA DE INGLÊS WISE UP

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como vendedor numa escola de inglês aos 19 anos e largou a facul...