terça-feira, 16 de maio de 2017

CONHEÇA A CAMINHADA DE SUCESSO DE AUGUSTO CURY



História - Breve recorte:

Nascido em 02 de outubro de 1958, ele é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro. Desenvolveu a teoria da Inteligência Multifocal, que estuda sobre o funcionamento da mente, o processo de construção do pensamento e formação de pensadores. Seus livros já venderam 20 milhões de exemplares somente no Brasil. Foi considerado pela Folha de S. Paulo o autor brasileiro mais lido da década. Atualmente é publicado em cerca de 60 países. É pesquisador na área de qualidade de vida e desenvolvimento da inteligência, abordando a natureza, a construção e a dinâmica da emoção e dos pensamentos. 

Sua teoria é usada como referência em teses de mestrado e doutorado, e tem sido objeto de pós-graduação Lato sensu em diversas áreas das ciências humanas, como Psicologia Multifocal e Gestão de Pessoas, Psicologia Multifocal e Educação. Augusto Cury foi conferencista no 13º Congresso Internacional sobre Intolerância e Discriminação na Universidade BYU, nos Estados Unidos. É doutor Honoris causa pela UNIFIL (Centro Universitário Filadélfia, em Londrina) e membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, Portugal. Seu romance O Vendedor de Sonhos foi premiado como uma das principais obras internacionais na China.

Ou seja, lendo alguns livros do Dr. Augusto Cury, pude perceber que ele nasceu no anonimato, numa família comum, e se desenvolveu inicialmente sem o conhecimento e a inteligência intrapessoal que foi desenvolvendo apenas posteriormente. 

Algo nele, aos poucos, no decorrer de sua vida estudantil, foi se modificando. Ele pôde alcançar suas potencialidades naturais e foi demonstrando um grande interesse pela diversidade de personalidades humanas, seus problemas e também seus sonhos.

Tornou-se médico psiquiatra, mas não se sentia satisfeito com o rumo de sua vida cotidiana. Foi, aos poucos, desenvolvendo uma teoria, escrevendo e buscando tornar público para um espectro mais amplo de pessoas, o que vinha desenvolvendo. 

Pelas leituras que fiz, compreendi que inicialmente seu primeiro livro, que desenvolvia a teoria da Inteligência Multifocal, foi recusado diversas vezes. Mas ele não se abalou. O resto de sua história de vida geral, contida em algumas de suas obras, temos conhecimento através de seu sucesso profissional.

Mas, dessa história, ainda parcialmente delineada, vem aquilo que mais nos interessa: a relação entre toda uma vida, em linhas gerais, com as características da personalidade de um empreendedor de sucesso. É o que podemos ver na seção seguinte.

Análise

Baseado no recorte de texto sobre o Dr. Augusto Cury, um médico psiquiatra bastante conhecido pela venda de seus livros de autoajuda, podemos dizer que ele, para alcançar o que alcançou, antes, possuía certas qualidades, que foram sendo exploradas de forma a, primeiramente, alterar a ele mesmo.

Augusto Cury certamente tinha um sonho, antes de tudo. De fazer a diferença no seu ramo: a Medicina Psiquiátrica. Foi visionário o bastante para começar a elaborar sua própria teoria sobre a Inteligência. De forma que isso gerou frutos pela dedicação a partir de riscos calculados, conhecimento, independência, planejamento disciplinado, determinação, exploração das oportunidades (de um nicho de mercado editorial, mas também no próprio mercado da Educação) – algo que o autor deixa mais detalhado em alguns de seus livros. Acreditamos que ele seja bem relacionado com outros profissionais da área, sabemos que é um líder no sentido de ser porta-voz e criador da Teoria da Inteligência Multifocal, criou valor para a sociedade, e certamente necessitou criar sua equipe (ainda que não tenhamos aprofundado a pesquisa a ponto de conhecê-la), demonstra dedicação e fez a diferença em sua área.

Diferente de vários autores do ramo, ele não se resume a um ou outro aspecto. Vende seus livros, mas, antes, vende ideias. Ideias que formaram uma teoria científica aplicável a pelo menos um grupo educacional. Teve que começar do anonimato, construiu seu próprio corpo de ideias, e mantem um negócio baseado nelas.

Ao que nos parece, cumpre com o melhor dos objetivos em um projeto de sucesso: não apenas ganhou dinheiro, não apenas vende o que seriam ideias simplificadas de “autoajuda”, mas derivam de sua teoria principal os livros que produz. Augusto Cury produziu algo na academia e soube dirigir isso para o melhor da sociedade – algo que certamente envolveu um complexo e longo planejamento que começou a partir de uma mudança pessoal e interior.

Por João Batista Firmino Júnior 
Aluno do curso de Geoprocessamento do IFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA, FUNDADOR DA ESCOLA DE INGLÊS WISE UP

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como vendedor numa escola de inglês aos 19 anos e largou a facul...