quarta-feira, 17 de maio de 2017

FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA, FUNDADOR DA ESCOLA DE INGLÊS WISE UP



Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como vendedor numa escola de inglês aos 19 anos e largou a faculdade. Aos 23 anos, sem perspectivas de crescimento onde trabalhava, fundou em 1995 sua própria escola de inglês, a Wise Up, mesmo sem saber falar o idioma. O capital inicial foi de R$ 20 mil de seu cheque especial a um custo de 12% de juros ao mês.

O diferencial da sua escola foi a criação de cursos voltados para adultos com duração de 18 meses. Observando que a maioria dos cursos existentes se voltava para o público infanto-juvenil, com longa duração, ele percebeu que havia uma demanda de um público profissional adulto que necessitava aprender inglês rapidamente.

Oito meses depois da inauguração da Wise Up no Rio de Janeiro, foi aberta uma unidade em São Paulo, que no ano seguinte já faturava R$ 500 mil por mês. Em cinco anos já eram 24 unidades no país, até chegar em 2012 a 500 unidades no Brasil, Argentina, Colômbia, México e Estados Unidos, onde o foco é ensinar inglês para a comunidade latina local. No fim do mesmo ano foi inaugurada a primeira escola na China, com meta de abrir 2 mil unidades em cinco anos.

O empresário lançou ainda duas novas marcas, a You Move, destinada a atender a classe C, e a Go Getter, que ensina inglês dentro das empresas. Em 2013 Flávio vendeu a Wise Up para a Abril Educação por quase R$ 900 milhões, se tornando também o segundo maior acionista do grupo.

Atualmente ele é dono do time de futebol Orlando City dos Estados Unidos, onde o empresário pretende abrir 800 escolas de futebol, esporte que mais cresce no país, com média de público 50% maior que no campeonato brasileiro e praticado por 24 milhões de crianças e adolescentes.

Através do conhecimento da sua história, pode-se perceber a presença de várias características comuns aos empreendedores de sucesso, como visão ao perceber as boas perspectivas de futuro que tinha o seu negócio. Viu na deficiência dos cursos existentes até então a oportunidade de abrir sua própria escola voltada para um público que era negligenciado e explorou ao máximo tal oportunidade, ao expandir sua rede rapidamente. 

E para atrair esse público precisou acreditar na ideia de se ensinar inglês em muito menor tempo para profissionais que buscavam não a fluência, mas a possibilidade de conseguir se comunicar em tempo hábil de acordo com seus interesses, tornando o que era uma possibilidade em algo real.

Como consequência do próprio crescimento de sua empresa não só pode-se dizer que ele é um empreendedor bem-sucedido profissionalmente e financeiramente, como também pode-se reconhecer a sua contribuição para a sociedade, inovando e gerando empregos, mas também possibilitando o aprendizado para um grande número de pessoas em um tempo menor através da metodologia implementada na escola.

Por Danilo Coutinho Da Silva.
Aluno do Curso Superior em Tecnologia de Geoprocessamento.

Referências:

ASSEF, Andrea. A história de sucesso de Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up. Disponível em: . Acesso em 09 de maio de 2017.

GRISSOTO, Raquel. Brasileiro leva rede de escolas da periferia para o mundo. Disponível em: . Acesso em: 09 de maio de 2017.

MEDEIROS, Luciano. Características dos empreendedores de sucesso. João Pessoa. 2017. 17 slides. Apresentação em Power-point. Disponível em: . Acesso em 05 de maio de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA, FUNDADOR DA ESCOLA DE INGLÊS WISE UP

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como vendedor numa escola de inglês aos 19 anos e largou a facul...