quarta-feira, 17 de maio de 2017

EMPREENDEDOR DE SUCESSO – O CASO MORMAII



Mormaii é uma empresa brasileira que desenvolve produtos para esporte outside, cujo nome representa a junção de Marco (nome do fundador), Morgana (nome da sua primeira esposa) e os dois “ii”s representam os ii do Hawaii, berço mundial do surf. Fundada por Marco Aurélio Raymundo, médico por formação, conhecido como Morongo, na década de 70 no litoral de Santa Caratarina, em Garapoda.

Morongo nasceu na cidade de Porto Alegre e sempre foi ligado ao mar e ao surf, praticando o esporte em praia do Rio Grande do Sul, e frequentador do vilarejo de Garapoba, que decidiu se mudar para lá depois de formado para cuidar do pequeno posto de saúde do local e ficar próximo ao mar.

Fonte: Revista Donna

A ideia da Mormaii surgiu pelas águas frias de Santa Catarina que impossibilitava a prática do surfe durante o inverno. Então começou a confeccionar roupas de neoprene na própria garagem de casa, juntamente com sua antiga esposa.

Em entrevista para a Revista Donna, Morongo fala da sua filosofia sobre o yin-yang que rege a Mormaii e estilo de vida:

“– Se você fizer uma análise, vai ver que nosso mundo tem um desvio yang, masculino. Esse desequilíbrio é agressivo, competitivo e expansivo. Nosso mundo não está assim? É uma característica machista. Em contraponto, há um mundo yin, que é cooperativo, pacifista e conservador, no sentido de conservacionista. Depois de muita guerra, muita pancadaria, lá pelos anos 1960 surgiu um movimento muito doido, do qual eu fiz parte, que são os hippies, que é o yin, paz e amor. É uma resposta ao mundo yang, uma alternativa.”

“– O que a gente faz aqui? Nós temos um ambiente muito mais yin, não é muito normativo, não é muito rígido. Quando a Mormaii surgiu eu era um ripanga, a empresa já nasceu doida, sem rigidez, se quiser vir, venha. Mas quando vier tem que trabalhar pra caramba, liberdade com responsabilidade. Entendeu, bicho?”

Yin Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Descrevem as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em todas as coisas: o yin é o princípio feminino, noite, Lua que precisa de fogo para iluminar e aquecer na escuridão fria noturna, a passividade, absorção. O yang é o princípio masculino, Sol que precisa de Água (refrescar o calor insuportável), dia, a luz e atividade.

O chamariz da empresa em que Morongo aposta, é a liberdade com responsabilidade, uma administração humanística que atualmente existem funcionários que trabalham com ele desde a fundação da marca, que também largaram tudo em centros urbanos para se aventurar numa nova empresa localozada num pequeno vilarejo, é o caso de Eduardo Nedeff, diretor geral do grupo:

– Eu trabalhava em uma empresa em Floripa que veio dar consultoria para a Mormaii e decidi ficar aqui. Deixei um salário de R$ 10 mil para ganhar R$ 500. Meus pais não acreditaram. Cheguei, fui na garagem da casa onde a empresa nasceu, troquei algumas palavras com ele, que me abraçou e falou para os funcionários que, a partir daquele momento, eu era o chefe deles – revela Nedeff, chamando o dono da empresa de “irmão”.

Atualmente a empresa recebe vários e-mails e solicitações de emprego, onde a geração Y e outros empreendedores admiram o sucesso que Morongo alcançou ao equilibrar o sucesso profissional e pessoal.

Alcance do mercado da Mormmaii:

  • O Grupo Mormaii tem um faturamento anual de R$ 350 milhões;
  • Apoia projetos como Destino Azul (volta ao mundo de veleiro), Karumbé (proteção das tartarugas marinhas) e Aragua Social (aulas de surfe para estudantes do ensino público), além de programas de TV como Nalu Pelo Mundo (Multishow) e Na Onda (Off);
  • São comercializados em 80 países através de 29 lojas próprias e outras 20 mil multimarcas pelo Brasil;
  • Tem 44 licenças para mais de 2,5 mil itens, desde roupa para surfe, bicicleta, chocolate, carro, violão, relógio, óculos de sol, chinelo, prancha, barraca, mochila e capacete.
  • Emprega 70 funcionários em sua sede, em Garopaba, e cerca de 200 na licença de wetsuits. Contando os licenciados, o grupo mantém 10 mil colaboradores.
Por Rodolpho Dantas Gouveia
Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento do IFPB.

Referências 

Quem é Morongo, o médico surfista que fundou a Mormaii. Disponível em: http://revistadonna.clicrbs.com.br/gente/quem-e-morongo-o-medico-surfista-que-fundou-a-marca-de-esportes-aquaticos-mormaii/. Acessado em: 08/05/2017 às 21:30.
Entrevista com o criador da Mormaii. Disponível em: http://management.pajucara.com/2014/05/assista-entrevistas-com-criador-da-mormaii-e-inspire-se/. Acessado em 08/05/2017 às 20:00.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA, FUNDADOR DA ESCOLA DE INGLÊS WISE UP

Nascido e criado na periferia do Rio de Janeiro, começou a trabalhar como vendedor numa escola de inglês aos 19 anos e largou a facul...